segunda-feira, 23 de novembro de 2009

BEST BUDDIES - Profª. MÔNICA E EQUIPE

(Carmen Lydia - Diretora do Colégio Paulicéia *** Lavinia Cardim - Gerente de Programas Best Buddies/Brasil *** Mônica S. Gutierrez - Coordenadora do Projeto no Colégio Paulicéia Best Buddies/Brasil)
















BEST BUDDIES



Sempre com o objetivo de tornar nossos alunos, cidadãos conscientes, voluntários e atuantes na sociedade, o Colégio Paulicéia desenvolve trabalhos voluntários voltados para o aprimoramento da convivência humana.

Seguindo esta proposta no ano de 2008 demos início em nossa escola a um projeto piloto que segue a idéia da ONG americana Best Buddies, fundada por Anthony Kennedy Shriver, que tem o objetivo de integrar pessoas com deficiência mental à sociedade.

Acreditando nessa proposta, nos meses de Março à Outubro demos continuidade, em nosso colégio, ao Projeto da ONG BEST BUDDIES BRASIL.
Entrevistamos 48 alunos, onde selecionamos 32 para formatação do grupo 2009. Turma esta que dará continuidade ao projeto na escola por no mínimo dois anos.

O programa é vivenciado por alunos do ensino médio regular junto ao Grupo Alternativo e o PTI (Projeto de Trabalho Integrado).
O objetivo principal é “compartilhar”. Os alunos formam pares, sendo que cada dupla terá sua vivência. Sempre levando a idéia do "melhor amigo" e da continuidade da amizade no transcorrer da vida.

Este exercício é “único” e só se torna possível com a presença do “amigo”, pois só vivenciamos as experiências quando temos a oportunidade de conviver com outras pessoas.

No dia 19/10 fizemos o tão sonhado encontro, onde os alunos selecionados conheceram seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário