domingo, 16 de agosto de 2009

ENEM - REDAÇÃO - AULA 03 - Profª. Heliana

ENEM- 3ª aula- Redação

Muito comum nos textos de natureza dissertativa, que trabalham com ideias e exigem maior rigor e objetividade na composição, o parágrafo-padrão apresenta a seguinte estrutura:

a- introdução- também denominado tópico frasal, é constituída de uma ou duas frases curtas, que expressam, de maneira sintética, a ideia principal do parágrafo, definindo seu objetivo.
b- Desenvolvimento- corresponde a uma ampliação do tópico frasal, com apresentação de ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem.
c- Conclusão- nem sempre presente, especialmente nos parágrafos mais curtos e simples, a conclusão retoma a ideia central, levando em consideração os diversos aspctos selecionados no desenvolvimento.

Veja agora um parágrafo padrão:

Até fins da década passada, possuir um tapete oriental no Brasil era privilégio de alguns poucos colecionadores particulares. Com a abertura das importações e consequente diminuição das taxas, a oferta dessas peças aumentou significativamente nos anos 90, provocando uma crescente curiosidade sobre o assunto. Por isso, e também pelo quase total desconhecimento dos consumidores brasileiros sobre a matéria, nos sentimos compelidos a elaborar este trabalho.
(Maltarolli, Wagner.
O caminho dos tapetes orientais.
Rio de Janeiro: RBM, 1994. p. 9)
O autor inicia o parágrafo por um período que constitui o tópico frasal. Observe que ele próprio destacou o tópico frasal(odestaque do texto é do autor), com a intenção de mostrar a ideia central do parágrafo.
No período seguinte, temos o desenvolvimento, ou seja, o autor apresenta a explanação da ideia central: “ Com a abertura das importações e consequente diminuição das taxas, a oferta dessas peças aumentou significativamente nos anos 90, provocando uma crescente curiosidade sobre o assunto”.
O último período (“Por isso, e também pelo quase total desconhecimento dos consumidores brasileiros sobre a matéria, nos sentimos compelidos a elaborar este trabalho”) funciona como conclusão do parágrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário