sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ENEM - REDAÇÃO - AULA 02 - Profª. Heliana

ENEM- DISSERTAÇÃO- 2ª aula (Heliana)


Ao produzir um texto é preciso que se pense sobre: tema, objetivo, argumentos e dados.


TEMA- é o assunto da minha redação ( sei alguma coisa sobre ele? Já li ou ouvi algo a respeito? Já conversei sobre esse assunto?)


OBJETIVO- é a meta da minha redação. (onde quero chegar com o meu texto? Quero concordar? Discordar? Denunciar? Questionar? Comparar? Opor? Enumerar? Interessante é observar que a união entre dois ou mais objetivos se encaminha´para uma meta maior: Denunciar e Questionar, Concordar e enumerar, Discordar e Opor.


ARGUMENTOS- é o conjunto de ideias que justificam o objetivo de meu texto.


DADOS- é a exemplificação dos meus argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário