quinta-feira, 18 de junho de 2009

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO















Dissertação de Mestrado da Profª Taciana





Caros professores e colaboradores,

A Taciana, professora de História do Ensino Médio, fará o lançamento da publicação da dissertação do seu mestrado no dia 23/06 (terça-feira), a partir das18h30.


PROIN

O PROIN- Projeto Integrado Arquivo Público do Estado/USP e a Editora Humanitas têm o prazer de convidá-lo para o coquetel de lançamento da obra de Taciana Wiazovski - O Mito do ComplôJudaico-comunista no Brasil. Gênese, difusão e desdobramentos(1907-1954). Prefácio de Mário Snadjder, da Universidade Hebraica deJerusalémO evento será realizado na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim,Avenida Magalhães de Castro, 12.000 - pista local da Marginal Pinheiros,no dia 23 de junho de 2009 (terça-feira), a partir das18h30.

Resumo

A pesquisa desenvolvida por Taciana Wiazovski -- pesquisadora do PROIn e do projeto Arqshoah/LEER-USP -- converte este livro num trabalho de interesse não apenas para especialistas como também para todos que têm sua atenção voltada para a política moderna, as identidades coletivas, os Estados-nação e a proliferação do antissemitismo.Estamos diante de uma obra que analisa um caso de dupla exclusão: os judeus como categoria geral suspeita, com base em um preconceito racial, étnico-religioso; e o comunismo político,percebido como ameaça à estrutura de poder existente e talvez, também,como alternativa à hegemonia cultural de base católica e ocidental.Ambas as exclusões situam o judeu-comunista transformado em elemento central do mito mobilizador e da teoria da conspiração como ponta-de-lança da ação antisubversiva, usada por intelectuais e propagandistas, autoridades públicas e por aqueles que se encarregavam da segurança interna, como o DEOPS.* Este estudo foi desenvolvido como dissertação de Mestrado junto ao programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP, sob a orientação daProfª Drª Maria Luiza Tucci Carneiro.

2 comentários:

  1. Em nome da diretoria e demais membros do Colégio Pauliceia, deixamos registrado os nossos cumprimentos a Profa. Taciana pelo belo trabalho desenvolvido, sendo que nos sentimos honrados por tê-la participando do corpo docente da nossa Escola.
    Celso e Carmen Lydia

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes com a conclusão do seu mestrado.Parabéns!

    Profº Manoel

    ResponderExcluir